Os três porquinhos para contar e brincar com fantoches de palito.

Se desejar comprar é só clicar aqui.

O livro

Os três porquinhos da editora Ciranda Cultural é uma pequena adaptação da historinha em seis páginas duras que tem feito muito sucesso aqui em casa com nossa pequena que logo fará 20 meses. Desde que tinha 12 meses que ela ouve essa historinha. Isso porque ela sempre pede mais e mais.

Há algum tempo passando por uma papelaria eu vi esses livros e resolvi levar para casa. Hoje vejo que na Amazon.br está ainda mais barato, e que existem outros bem interessantes com atividades em adesivo que as crianças normalmente adoram.

Curiosidades para os mais velhos

A história original não tem nada de graciosa e romântica como você já deve saber ou imaginar. Mas nada que a criatividade não tenha transformado em uma bela versão infantil que se pode contar sem medo algum de ferir a doce imaginação de nossos pequenos. Depois de adulto é sempre interessante continuar lendo e os originais são estimulantes.

A Contação

Você sabe ler uma historinha para uma criança? Se você lê deixando a criança ouvir, observar as imagens, tocar e reagir, você está fazendo bem feito. Nenhuma criança vai gostar de apenas sentar e ouvir uma leitura corrida, né? Então, conte e reconte e faça isso do jeito mais dramático possível.

A brincadeira

A brincadeira é muito simples. A sugestão de hoje é um teatrinho de fantoches que pode ser feito com um teatrinho mesmo (num básico DIY) ou apenas com os fantoches. Aqui nós fizemos um teatrinho com uma caixa em que veio um joguinho de cozinha. Viramos a caixa.  Cortamos, pintamos, fizemos as cortinas e tecido mesmo, incluímos uma outra cortina branca para usarmos também num teatrinho de sombras e voilà! Não sei se nas fotos ao lado vai ser possível ver bem isso.

Detalhe

O diferencial nesses fantoches para o teatrinho é que eu criei uma base para os ir fixando na medida em que eles vão aparecendo na historinha. Assim não preciso tirar e colocar novamente (somente os que não vão permanecer no palco). A base eu fiz com um pedaço de rolo de piscina. Pode ser feita também com isopor. O importante é que seja possível enfiar os fantoches (de palitos) alí e que tudo seja feito preferencialmente com material reutilizado.

Os fantoches de palito

Os fantoches de palitos eu fiz não com palitos mas com aqueles arames que usam nas padarias para fechar sacolas de plástico. Eu sempre guardo aquilo. Ficou perfeito porque são flexíveis e assim já aproveitei para guardar numa latinha de menthos e levar com ela em sua busy bag de viagens.

A grande sacada

A primeira vez que contei a historinha eu fiz com ela sentadinha só olhando e participando de longe. Depois eu pedi para ela me contar a historinha. Foi então que me surpreendi ao ver que ela apesar de não falar ainda sabe muito bem contar uma historia. Ela foi capaz de pegar os personagens na sequência, balbuciar algumas coisas e ainda soprar com o lobo. Isso sem que eu interferisse. Uma pena que eu não tenha ninguém em casa comigo a tarde para filmar tudo isso.

A imagens para os fantoches

Os três porquinhos imagem para fantoche de palito
Clique na imagem para baixá-la.

As imagens dos três porquinhos eu achei num google search mesmo. Já não lembro onde, mas aqui estão as imagens e o link. Acho que foi em alguma lojinha da Elo7.

É isso! Um grande abraço e obrigada pela visita. Se fizer algo sugerido aqui manda fotinha para eu postar no instagran do blog ou posta na rede com a tag #quemvailerpramim.

Um beijos

Sue
Professora por escolha e paixão. Formada em Letras língua inglesa com mestrado em Linguistica.

Compartilhe!

Deixe uma resposta