O que tem dentro da sua fralda?

Antes dos dois anos de idade o bebe já começa avisar que está pipi ou cocô. Ele faz isso do jeitinho dele, mas faz. Alguns verbalizam com as palavras ‘pipí ou cocô’. Outros inventam suas palavrinhas mágicas para fazê-lo. O alerta que fica é: papai e mamãe, está na hora do desfralde! Mas, vamos com calma. Pode ser apenas o sinal de o início de uma processo que nunca é simples. Cada criança tem seu tempo e sua forma de encarar esse momento. Portanto paciência é a regra. E muito amor para que o bebê não acabe ficando com medo dessas situações.

O livro

O livro O que tem dentro da sua fralda é a sugestão de hoje aqui do blog. É um livrinho simples e muito bem humorado para ler e rir com seus pequenos. Em inglês ele se chama Peek-a-Poo What’s in Your Diaper?.

É a histórinha de um ratinho curioso que sai catando os outros animais e baixando as fraldinhas deles para saber o que eles tem dentro dela. Ele descobre que todos tem um cocozinho. Até que todos os animais decidem saber o que ele, o ratinho, tem dentro da fralda dele. Quando os animais baixam a fralda do ratinho eles descobrem que não tem nada. O segredo do ratinho é que ele faz cocô no troninho. O livro termina com todos os animais aprendendo fazer cocô no troninho.

As imagens são muito fofas e a historinha em si é simples e redondinha. Dá pra ler, contar e recontar. Vale a pena!

A ideia

A ideia que o @quemvailerpramim traz não é menos simples que o livro. Fizemos um Mini-book com figurinhas de bebe para ilustrar os momentos do desfralde e acompanhar a historinha do ratinho, mas dessa vez com um bebê em ação. Além disso, fizemos um quadro de imagens para serem recortadas e coladas em um cartaz que poderá se chamar “Vamos celebrar os dias sem fraldinhas”. A criatividade fica a cargo de cada um para fazer o cartaz. As figurinhas podem ser impressas em papel fotográfico adesivo, ou simplesmente cortadas e coladas (mais divertido e mais barato). Super prático e incentivador. Outra ideia muito legal, porém um pouco mais cara, é comprar papel magnético e fazer o quadro de incentivos na porta da geladeira. Assim a criança ganha uma estrelinha para cada etapa cumprida e ela fixa essa estrelinha com as outras imagens lá na porta da geladeira.

O mini-book

desfralde do bebe
O que tem dentro da minha fralda?

Figuras para compor e alimentar o cartaz de ‘Vamos Celebrar o desfralde!’

Desfralde
Sistema de comemoração no processo do desfralde

Aqui nós já estamos no processo. Depois contamos como foi.

Sue
Professora por escolha e paixão. Formada em Letras língua inglesa com mestrado em Linguistica.

Compartilhe!

Deixe uma resposta