Como ler ou contar uma historinha em 12 passos

Público alvo: 0-6 anos

Contar historinha ou mesmo ler uma historinha para um grupo de pequenos pela primeira vez nunca é fácil. Em uma segunda língua então! Aliás, nada com eles é muito fácil se não estivermos minimamente preparados. E a verdade é que contação de história tem um efeito mágico com os pequenos. Eles costumam gostar muito e se envolvem de verdade. Então, não dá para deixar de fazer isso só porque não temos lá muito jeito ou porque não sabemos como fazer. Aqui vão algumas estratégias que costumam funcionar mesmo com os mais introvertidos. Certamente vai ajudar você sair de sua Zona de conforto com algum conforto. Depois é só se descobrir.

Vamos aos passos!

  1. Leia e releia a historinha para você mesmo em voz alta – Apenas para se acostumar com ela e com as nuances de sua voz.
  2. Sublinhe todas as palavras de movimento – palavras como andar, correr, pular, comer.
  3. Circule todas as palavras relacionadas aos nossos 5 sentidos – cheiro bom, fruta gostosa, pelo macio…
  4. Destaque as palavras que carregam emoção – chorar, sorrir, cantar, entristecer, gritar…
  5. Agora conte a historinha (com breves olhadelas no texto) para si mesmo fazendo a mímica das palavras sublinhadas e instigando os ouvintes com as palavras circuladas e destacadas. Teatralize e dê oportunidade para sua audiência fictícia teatralizar.
  6. Aumente e baixe a voz ao longo da história. Faça isso com os momentos das palavras destacadas.
  7. Sempre que fizer uma teatralização dê um tempo para os ouvintes anteciparem o que vem na história. Incite-os a isso. Se tiver imagem, deixe que eles vejam e digam o que pode vir.
  8. Sua expressão facial e tom de voz importam. Não grite, mas também não fale muito baixo.
  9. Sua postura e posição importam. Mantenha uma boa postura e posicione-se de modo que possa ser bem visto e ouvido.
  10. Interaja com os pequenos ao longo da contação, mas não a ponto de eles se perderem ou de virar uma bagunça. Faça perguntas relacionadas com a historinha que instiguem a curiosidade deles e a vontade de participar e prestar atenção.
  11. Ofereça algo para eles levarem sobre a historinha. Um craft, uma página para colorir…
  12. Sorria! Sua audiência é dura, mas é doce. A primeira vez é sempre um desafio, mas se você tentou já tem um diferencial. Quem sabe fará uma redescoberta de si mesmo.

Para além disso vale assistir videos de contação de história no youtube em sua língua alvo. Há muitos profissionais contadores de história por lá. Há os mais loucos, palhaços e os mais moderados. Porém todos eles conseguem com seus estilos manter a audiência atenta.

Veja o vídeo abaixo para começar com algumas técnicas para bebês.

Leia também:

Sue
Professora por escolha e paixão. Formada em Letras língua inglesa com mestrado em Linguistica.

Compartilhe!

Deixe uma resposta